HISTÓRIA


O futebol feminino das Leoas da Serra nasceu no ano de 2013, através da junção de dois times que à época eram rivais em Lages: a Mecânica Brasil Futsal Feminino e a Marka Sports Futsal Feminino. A união das comissões técnicas e atletas foi abrigada no Inter de Lages, por iniciativa do então diretor colorado Mauricio Neves de Jesus, com o apoio do presidente José Susin. O foco no ano inaugural foi disputar os campeonatos municipais, e representar Lages nos Jogos e Joguinhos Abertos de Santa Catarina. No plano citadino, as Leoas conquistaram o Jocol de Futebol 7 e o Jocol de Futsal, além de pequenos torneios. Nas competições organizadas pela Fesporte, a equipe Sub-18 conquistou a Etapa Microrregional dos Joguinhos Abertos, mas não obteve classificação na Etapa Regional para disputar a Estadual. Já o time adulto conquistou a Etapa Microrregional dos Jogos Abertos, foi vice-campeão na Etapa Regional e disputou a Etapa Estadual da maior competição esportiva catarinense, sem passar da primeira fase. No final de 2013, a primeira conquista de uma equipe de base. Sob o comando do técnico Adenor Souza, o time Sub-15 conquistou a Copa SESC de Futsal.

O bom desempenho fez com que o time feminino passasse a ter ampla cobertura da mídia regional em 2014. A equipe adulta teve sua melhor temporada, com a conquista dos Jogos Abertos regionais e com a participação na Liga Nacional de Futsal. No final do ano, uma renovada equipe Sub-15 conquistou o bicampeonato da Copa SESC. O ano de 2015 marcou a afirmação do projeto Leoas da Serra no campo social e no esporte de rendimento. As atletas bolsistas da Uniplac e do Colégio Santa Rosa de Lima passaram a ministrar aulas de futsal feminino para crianças, gratuitamente. No esporte, a equipe voltou a conquistar o Jocol, tanto nos gramados quanto nas quadras. Na Taça Lages de Futsal, competição organizada pela primeira vez pela Fundação Municipal de Esportes, as Leoas da Serra chegaram com suas duas equipes, adulta e Sub-18, à decisão. Estava consolidado o domínio das Leoas da Serra no futsal feminino da cidade. Nos Joguinho Abertos, veio a conquista inédita da Etapa Regional, em uma final histórica contra Caçador. Na Etapa Estadual, campanha histórica e um quarto lugar que surpreendeu o estado de Santa Catarina. A comissão técnica foi reforçada com a chegada do treinador Éder Popiolski, nome fundamental do futsal nacional e campeão do mundo com a seleção brasileira.

Na categoria adulta, as Leoas conquistaram o bicampeonato regional dos JASC, em Rio do Sul. Assim como nos Joguinhos, a final foi contra Caçador, com vitória lageana por 2x1. Na fase estadual, disputada em Erval Velho, uma inédita medalha de prata para a cidade de Lages. Na final contra Balneário Camboriú, o ouro esteve muito próximo das Leoas, mas escapou na prorrogação.

No ano de 2016 começou com dobradinha na Copa Ki-Bola de Futsal. O time Sub 18 venceu o adulto na final: após 3x3 no tempo normal, as "novinhas" foram campeãs nos pênaltis.

No campeonato estadual adulto, o time se consolidou entre os grandes do estado, ficando em terceiro lugar. Para coroar o primeiro semestre, Luiza Bortolini e Giy Dunguinha foram convocadas para a seleção brasileira feminina da categoria Sub 20, a primeira da história. No dia 10 de junho, elas estrearam pela seleção jogando justamente contra as Leoas, na reinauguração do Ginásio Ivo Silveira. As Leoas venceram por 2x0, gols de Greice e Mira - o time lageano contou nesta partida com o reforço de Taty Crocetta, capitã da seleção feminina adulta.

No dia 11 de junho, Leoas e Brasil voltaram a se enfrentar, desta feita no Jones Minosso. Luiza Bortolini abriu o placar, marcando o histórico primeiro gol da seleção Sub 20. Babi abriu 2x0, e as Leoas buscaram o empate lideradas por outro reforço pontual: Vanessa Pereira conduziu a reação que levou ao 2x2 final, com gols de Mira e dela, Vanessa.


ADMINISTRAÇÃO


Presidente: Geane Ferreira de Jesus
Vice-presidente: Edson Luiz de Souza
1º Secretário: Lessandro Machry
2º Secretário: Alberto de Souza
1º Tesoureiro: Dejair Manfrói
2º Tesoureiro: Aldo Camargo de Oliveira
Conselho Fiscal: Luiz Antunes de Figueiredo, Helder Violandi, Clineu dos Santos Soares, Elusa de Fátima Camargo de Oliveira Machado e Ildjann Muniz

CONQUISTAS


Conquistas


2013

Etapa Microrregional dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina
(São Cristóvão do Sul): Campeã;

Etapa Microrregional dos Jogos Abertos de Santa Catarina/JASC
(Lages): Campeã;

Etapa Regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina/JASC
(Joaçaba): Vice-Campeã;

CAFIC/Campeonato Municipal da Indústria e Comércio de Curitibanos
(Curitibanos): Campeã;

JOCOL Futebol Suíço
(Lages): Campeã;

JOCOL Futsal
(Lages): Campeã;

Troféu Pinheiro de Futebol Suíço
(São José do Cerrito): Campeã;

Copa SESC de Futsal Sub 15
(Lages): Campeã;

Circuito Catarinense de Futsal Sub 17
(Etapa de Bom Retiro): Campeã;

Circuito Catarinense de Futsal Sub 17
(Etapa de Bocaina do Sul): Campeã;

Circuito Catarinense de Futsal Sub 17
(Etapa de Lebon Régis): Vice-Campeã;

2014

Etapa Microrregional dos Jogos Abertos de Santa Catarina/JASC
(Lages): Campeã;

Etapa Regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina/JASC
(Joaçaba): Campeã

JOCOL Futebol Suíço
(Jogos Comunitários de Lages): 3º lugar

1ª Participação Liga Nacional de Futsal
(Telêmaco Borba-PR)

Taça Lages de Futsal
Vice-Campeã

Circuito Catarinense de Futsal Sub 17
Etapa Estadual (Rio Negrinho): Campeã

Copa SESC de Futsal Sub 15
(Lages): Bicampeã

2015

1ª Copa Pinhão de Futsal
(Lages) - Equipe Adulta: Campeã;

1ª Copa Pinhão de Futsal
(Lages) - Equipe Sub 18: Vice-campeã;

JOCOL Futebol Suíço
(Jogos Comunitários de Lages): Campeã;

JOCOL Futsal
(Jogos Comunitários de Lages): Campeã;

Etapa Microrregional Olesc
(Jogos Escolares de Santa Catarina - Otacílio Costa): Campeã;

Etapa Regional Joguinhos Abertos de Santa Catarina
(Fraiburgo): Campeã;

Etapa Estadual Joguinhos Abertos de Santa Catarina
(Itajaí): 4º lugar;

Primeira participação nos campeonatos estaduais Sub 17 e Sub 20;

2ª Copa Otaciliense Futsal
Equipe Adulta e Sub 13: Campeã;

2ª Copa Otaciliense Futsal
Equipe Sub 15: Vice-campeã;

1ª Copa Kibola de Futsal
Equipe Sub 13: 1º ao 4º lugar;

JASC
(Joaçaba-Erval Velho): Vice-campeã;

2016

Copa Ki-Bola de Futsal
(Lages): 1º e 2º lugar;

Copa Litoral Norte - Equipe Sub 18
(Etapa de Lages): 1º lugar;

Copa Litoral Norte - Equipe Sub 16
(Etapa de Lages): 1º lugar;

Patrocinadores